SORTEIO

Seja um seguidor e concorra a sorteios semanais de CDs e livros.



03 dezembro 2010

Educação-musical-ambiental 3 - Deus e os cachorros

Dizem que Deus se revela nas pequenas coisas. Revelou-se lá em casa, essa semana, em nove pequenas coisas.

Os protagonistas desta história são os famosos animaizinhos de estimação dos famosos personagens dos livros da série Para fazer música, JL e Fê.

Em Para fazer música v.1, 2008
Crescidos, em Para fazer música v.2, 2010


Compramos a “Ânika”, filhote de Golden Retriever, uma menina doce e levada. O “Amigo” nos foi presenteado já adulto, com três anos de vida. Ambos têm um pedigree espetacular, o que se revela não só na beleza, mas também no temperamento.
Casaram-se (foi amor ao primeiro latido). Há algumas semanas percebemos que o apetite da garota havia aumentado consideravelmente. Os seus quadris, também. Estávamos esperando filhotes, mais de sete, disse o veterinário. Domingo ela começou a raspar as patas no chão, como se estivesse cavando. Esse é um sinal de que a hora está chegando...
Imaginem: eu, nascida com boa dose de frescura, fiz-me parteira. De cachorro. Um a um, foram chegando ao mundo. Quanta elegância da mamãezinha! Com tranqüilidade e toda responsabilidade, rasgava a delicada “embalagem” e limpava os rebentos, até não sobrar vestígio do ocorrido. Nove. O último não resistiu. Colocamos o pobrezinho em uma sacola fechada, na saída de serviço. Horas depois, já descansada, Ânika conseguiu passar à área de serviço e foi buscá-lo. Trouxe-o pela boca, dentro da sacola, e o colocou junto dos outros...
Eu, inaugurada parteira de cachorro, chorei. Nenhum livro ou faculdade teria me ensinado tanto sobre a força da natureza, sobre o traço de Deus, sobre instinto. Instinto, não: amor.

Eu, que obtive a graça de ser mãe de gêmeos, agora sou avó de oito delícias: Flor, Hannah, Stella, Vick, Big, Bento, Joe e Michael.

Para celebrar, ouça a música Vira-raça, do Zé Zuca (http://www.zezuca.com.br/), clicando neste link: http://dl.dropbox.com/u/15280243/07%20Vira-%20ra%C3%A7a.wma
Vozes: Zé Zuca e coro. Faixa integrante do CD Álbum de Figurinhas: Figuras da música para crianças no Brasil. Selo Rádio MEC.

Você conhece esse estilo musical? É o foxtrot. Como é a introdução (instrumentos, vozes, latidos)? Observe como os sopros entram em momentos específicos. Que sons imitam os passos dos cachorros? Como as vozes se alternam nas estrofes? As duas frases de latidos são bem diferentes entre si; você consegue cantá-las?
E vamos ensaiar o Groove da Ânika, criado por Gabriel Murilo e Giovanni Mendes. O ritmo é fácil: tem semínima (pulsação de som), pausa de semínima (pulsação de silêncio), mínima (um som que dura duas pulsações) e sua pausa. É só seguir a pulsação. Mas precisa muita concentração para entrar, pois não tem contagem. A única dica é o slide do baixo, que funciona como anacruse. É só escutar a gravação que você vai entender. Clique aqui:
http://dl.dropbox.com/u/15280243/Groove%20da%20Anika%20Gabriel%20Murilo.mp3.

Cante, dance, bata palmas, toque com instrumentos. Improvise outras levadas rítmicas, enfeite com percussão, invente uma letra, crie back vocals de... latidos (!?!). Espere aí: você sabe falar cachorrês?



          Curiosidades (para as crianças) - resposta para a pergunta da semana passada
Quem é o melhor ouvinte do planeta?

Bem, depende. À parte científica é fácil de responder. O ser humano ouve sons de frequência entre 20 hertz (mais graves) e 20.000 hertz (mais agudos). Mas os cachorros ouvem sons entre 15 e 50.000 hertz, ou seja, agudíssimos, que nós não percebemos. Os gatos ouvem entre 60 e 65.000 hertz. Os morcegos, entre 1.000 e 120.000. Agora, pasmem: os golfinhos ouvem sons de até 150.000 hertz!
(Fonte: Grismshaw, Caroline. Som: uma jornada que transforma o silêncio em som. São Paulo: Editora Callis, 1998, p.16.)

Mas o que significa ser um bom ouvinte? Escutar muitos sons? Ouvir sons mais graves e mais agudos do que os outros seres vivos? Ouvir sons muito, muito baixinhos? É apreciar a diversidade musical? Saber distinguir estilos musicais? Compreender o que se ouve? É saber escutar as pessoas com atenção e respeito? Obedecer o papai e a mamãe? O que você acha? Poste um comentário com a sua opinião.

Instruções para imprimir as imagens

Clique para abrir o link; clique sobre a imagem que deseja imprimir; abra o menu "arquivo" e clique em "visualizar impressão" para ajustar o tamanho da imagem. Você também pode salvar a imagem para imprimi-la em tamanho A3 em uma gráfica rápida.